18 de jul. de 2009

Homenagem a quem me ensinou uma grande lição

Eu fiquei ausente por algum tempo e muita coisa mudou.
Pelo menos no mundo lá fora.
Eu perdi uma pessoa ha dois dias. Uma pessoa que passou por um grande sofrimento, mas sempre muito resignado. Nunca o ouvi blasfemar ou se lamentar. E ele partiu em paz.
Aprendi muito com ele pelo tempo em que estivemos juntos e acho que isso foi o mais importante.
Aprendi - e eu ja sabia disso pq vivi na pele - a não deixar nada para amanhã. Pode ser muito tarde.
Aprendi que palavras machucam e q devemos pensar muito antes de dize-las. E se não for possível deixar de proferi-las, então que seja possível dizer "me perdoe".
Aprendi muitas outras coisas e relembrei outras tantas que ja figuravam como pano de fundo de minhas memórias e por isso esse tempo foi importante demais.
Relembrei a dor - em todas as suas nuances - mas isso não foi de todo ruim. Pude também relembrar a alegria que costumava estar presente. Pude resignificar muitas lembranças e adquiri conhecimento de outras através de olhos mais experientes.
Mas a liçao mais importante de todas - e todas em si são muito importantes - foi que por mais difícil que seja, por mais conturbardo que seja se relacionar, a famíla é a BASE de tudo. A família é o pilar fundamental de nossa existência e devemos conservá-la, amá-la, cuidá-la.
Porque são nos momentos mais improváveis que podemos contar com uma mão que nos socorre, com uma palavra de carinho e conforto, com o cuidado que só nosso sangue pode oferecer.
Brigas são esquecidas, mágoas perdoadas e o tempo - esse que não para - pode ser recuperado.
Eu aprendi isso e essa lição vou levar por toda minha vida. Pelo tempo que for.
Eu não sei se sou capaz de vivencia-la todos os dias, mas vou procurar lembrar qdo for mais importante. Porque aprendi que não ha muito tempo a perder.
Ele sofreu, mas seu sofrimento não foi em vão.
Deixou alguns laços mais unidos e espero, de todo coração, que possam se fortalecer, que as palavras ditas em seu velório possam penetrar nos corações de todos que as ouviram.
Ele partiu em paz.
E que esta paz não seja perturbada por coisas menores.
Esta é minha homenagem a meu tio Paulo, que com sua passagem por minha vida me deixou uma lição tão bela.
Descanse em paz com Deus.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo na vida tem uma lição... Ele foi em paz...

Beijos

Borboleta pequenina disse...

Deixou uma lição a todos nós!
Bjs!

Postar um comentário

Say it...